A norma SCORM foi criada com o objectivo de uniformizar as múltiplas implementações de sistema de e-Learning que começaram a surgir. Esta norma funciona como um modelo que específica a apresentação de conteúdos de ensino na web.
Um dos objectivos da norma SCORM é distinguir as funções dos recursos de ensino (SCO) das funções dos sistemas de gestão (LMS - Learning Management System).
Quando os formadores criam um curso trabalham apenas com SCO, estas ao serem introduzidas têm de indicar ao LMS que conteúdos irão usar , a forma como vão estar organizados e a informação que desejam guardar relativamenete a cada sessão.
O Sharable Content Object (SCO) é constituído por um conjunto de Assets e contem um mecanismo de ligação ao LMS.
Assets são a forma mais básica de conteúdo de curso. Dentro de um Asset pode haver ficheiros de texto, imagens, som, páginas html ou qualquer outro formato que possa ser entregue pela web.
O objectivo principal do sistema é realizar a transferência de conteúdos de ensino em blocos (packages) com o LMS.
Todos os packages possuem sempre um ficheiro localizado na root intitulado de imsmanifest.XML. Com este ficheiro o sistema de LMS reconhece a descrição dos conteúdos presentes nesses mesmos packages e a sua organização estrutural .
O ficheiro pode apresentar-se com a seguinte estrutura:
Figura 1 - Exemplo de ficheiro imsmanifest.xml
Para haver comunicação entre o nosso ficheiro Flash e o sistema de LMS é necessário haver algumas ligações descritas no seguinte gráfico :
Figura 2 - Run-Time Environment de uma plataforma e-Learning
Mecanismo Launch é o responsável para lançar o SCO para o browser e efectuar todas as diligencias para que o SCO possa comunicar com o LMS.
Por sua vez a API (Application Program Interface) é um dispositivo que irá criar um canal de comunicação entre o SCO e o LMS. Por fim é importante referir que é o Data Model que define a relação usada pelos SCOs e LMS para que estes se possam comunicar.
Figura 3 - Exemplo da Arquitectura de Interacção entre os elementos
A comunicação entre o SCO e o LMS é sempre iniciada pelo SCO dado que este último dispõe de várias funções para se comunicar com o LMS. Depois do LMS invocar o SCO para o browser através do mecanismo Launch , é da responsabilidade do SCO localizar o API adapter e iniciar as comunicações com o LMS para poder guardar os dados que se pretende.
Ao localizar o API Adapter o SCO consegue executar diversas funções entre as quais importa referir :
-LMSInitialize(“”) - inicia a ligação.
-LMSFinish(“”) - encerra as ligações .
-LMSGetValue(parameter) - pede ao LMS o dado que pretende ler, por exemplo :
Var value = LMSGetValue("cmi.core.student_name"); o resultado seria por exemplo Luis Figo.
-LMSSetValue(parameter, value) que permite gravar informação para o LMS.
Figura 4 - Diagrama de estados de um SCO visto pelo API Adapater
Figura 5 - Exemplo do diagrama de relações da BD da plataforma e-Learning Formare.
Em conclusão, a nossa aplicação flash (um SCO) será exportada para Html com a opção Scorm que irá embeber no ficheiro .html as funções de javascript necessárias para comunicar com o API, que por sua vez comunica com o LMS.
Referência:
Para realizar este pequeno documento recorremos à Tese do Carlos Alberto de Oliveira Costa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, data 15 de Julho de 2003
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