Sexta-feira, 18 de Março de 2011
Requisitos Funcionais

 

Antes de apresentarmos a exposição dos requisitos funcionais e viabilidade técnica do nosso produto multimédia decidimos fazer um ponto de situação sobre os acontecimentos actuais. Depois de muito brainstorming realizado entre o grupo e também nas reuniões bastante produtivas com o nosso coordenador de projecto, os nossos objectivos finais começam a ter um horizonte definido e mais esclarecido, que nos coloca numa situação mais vantajosa. 

A nossa aplicação multimédia baseia-se no conceito de storytelling. Queremos contar diferentes histórias, usando tecnologias diferentes aos nossos utilizadores finais. Com este conceito em mente decidimos inserir um novo conceito, também ele bastante interessante : a evolução da tecnologia de elearning. 

O nosso trabalho baseia-se num produto bastante popular e desejado entre a maioria da população condutora: o Ferrari. Iremos começar a nossa aplicação com um pequeno vídeo de introdução com o intuito deste nos levar para um mundo a parte, que nos ajude a abstrair do ambiente físico em que nos localizados e nos ajude a focar num mundo ilusório. Ao fim deste primeiro filme irá ser apresentado um menu que consiste num stand virtual em que no centro do mesmo está um Ferrari a girar sobre ele constantemente. Neste menu o utilizador irá ter ao seu dispor vários botões de auxílio, como o botão sair, o botão ajuda e o botão de glossário. Também neste menu inicial encontram-se três botões em estado de metáfora que levará o utilizador para diferentes  ecrãs. O primeiro botão estará localizado no logo do carro, e levará o utilizador para uma história que narrará a evolução da Ferrari; o segundo consistirá no próprio carro, que conduzirá o utilizador para uma narrativa sobre o design do carro; e finalmente o terceiro será o motor do automóvel, que levará o utilizador para uma história sobre os motores da marca. Cada história será narrada de maneiras diferentes, utilizando tecnologias diferentes, evidenciando os diferentes tipos de elearning : 1.0 , 2.0 e 3.0 . 

Para a história sobre o motor da marca, a apresentação será em contexto do formato de elearning 1.0. Esta será contada de uma maneira pouco interactiva, contendo apenas uma voz off e um texto de apoio, que permitirá ao utilizador acompanhar a leitura. Para a história sobre o design da marca, a narrativa será apresentada de uma forma mais interactiva, em contexto de elearning 2.0. Esta terá como formato um vídeo interactivo. Por fim a terceira e última história, esta sobre a marca do automóvel, será narrada através de uma curta metragem. 

Ao fim da apresentação de cada uma das histórias, o utilizador será confrontado com um menu de avaliação que tem a função de determinar se a sua aprendizagem foi bem sucedida. Para a primeira história, a avaliação a que o utilizador se irá submeter será efectuada de acordo com o método de elearning 1.0. Consistirá num formulário e em perguntas de escolha múltipla e verdadeiro/falso para avaliação do utilizador. Para a segunda história, a avaliação correspondente será mais interactiva, de acordo também com o método de elearning 2.0. Esta será do estilo drag and drop de informação de acordo com a narrativa, e também com o preenchimento de imagens relacionadas. Por fim, o método de avaliação para a terceira narrativa terá as suas questões incorporadas no próprio vídeo, para que o utilizador as possa responder à medida que acompanha a história. É de salientar que os contornos em que as avaliações irão ocorrer já estão pensados e sequenciados, mas só serão pormenorizados quando a escolha das narrativas assim o permitir.

Por fim, esta apresentação de conteúdos multimédia será inserida num plataforma de elearning, a Formare, que pertence à PT, respeitando a norma SCORM que esta utiliza, para que a sua ligação com base de dados e normalização de conteúdos seja assegurada.

 

Este documento encontra-se dividido em duas partes, na primeira iremos demonstrar as várias etapas da nossa aplicação e de seguida iremos enumerar os requisitos funcionais necessários para cada uma delas e também os software necessários para o seu desenvolvimento. Por fim fizemos uma selecção de software mais utilizados e relevantes tendo em conta as nossas intenções de trabalho, e fizemos uma comparação entre eles para comprovar as nossas escolhas finais. 

 

Requisitos funcionais:

 

      Vídeo de introdução: 

-Pequeno vídeo introdutivo em 3D/vídeo real;

-Botão de skip para permitir passar para o menu.

 

Viabilidade técnica:

- software de edição de vídeo/software de manipulação de 3D;

-software de edição de áudio.

 

Menu:

-Stand em 3D;

-Animação interactiva – carro com 3 hotspots interactivos, cada um transportará o utilizador para o submenu correspondente;

-Hiperligações para o sistema de ajuda e para a avaliação de conhecimentos.

Viabilidade técnica:

- Software de manipulação de animação;

- Software de manipulação de 3D;

- Software de edição de imagem.

 

Sistema de ajuda:

-Animação exemplificativa dos caminhos a percorrer disponíveis, efectuada através de captura de ecrã;

-Botão “X”, que permita sair deste submenu.

 

Viabilidade técnica:

- Software de manipulação de animação;

- Programa de captura de ecrã.

 

Informação extra:

      - Ícones presentes no background gráfico de cada história como metáforas referentes à informação extra sobre a história que está a ser contada;

- Representada como texto.

 

Viabilidade técnica : 

- Programa de animação vectorial . 

 

História 1 -  Motor

        - Presença de texto;

        - Voz-off;

        - Capacidade de pausar, reproduzir, avançar e recuar o áudio. 

 

Viabilidade técnica : 

        - Programa de edição de áudio;

        - Programa de animação vectorial.

 

Requisitos funcionais da Avaliação de conhecimentos na história 1:

        - Inquérito final;

        - Resposta fechada;

        - Escolha múltipla.

 

Viabilidade técnica : 

- Programa de animação vectorial . 

 

História 2  - Design

- Vídeo animado; 

- Capacidade de pausar, reproduzir, avançar e recuar o vídeo. 

 

Viabilidade técnica : 

- Programa de edição e captura de vídeo;

- Programa de edição e captura de áudio.

 

Requisitos funcionais da Avaliação de conhecimentos na história 2: 

- Capacidade de proporcionar ao utilizador ferramentas de drag and drop;

- Capacidade de proporcionar ao utilizador ferramentas para que ele

 possa unir diferentes pedaços de imagens.

 

Viabilidade técnica : 

- Programa de animação vectorial . 

 

História 3 - Marca

      - Curta Metragem;

- Capacidade de pausar, reproduzir, avançar e recuar o vídeo. 

 

Viabilidade técnica : 

- Programa de edição e captura de vídeo;

- Programa de edição e captura de áudio.

 

Requisitos funcionais da Avaliação de conhecimentos na história 3: 

      - Capacidade de permitir ao utilizador voltar atrás e ir para a frente com o filme, de forma a que consiga responder às perguntas que lhe são surgidas.

- Capacidade de deixar uma pergunta para responder no fim.

 

Viabilidade técnica : 

- Programa de animação vectorial. 

 




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